Estudo revela que agonistas de GLP-1, como semaglutida e tirzepatida, elevaram significativamente os níveis de testosterona em pacientes obesos ao longo de 18 meses
Novas evidências científicas reforçam os múltiplos benefícios dos agonistas de GLP‑1, medicamento amplamente usado no controle da obesidade e diabetes tipo 2. De acordo com dados apresentados no congresso ENDO 2025, homens com obesidade tratados com substâncias como semaglutida, dulaglutida e tirzepatida apresentaram uma melhora expressiva nos níveis de testosterona total, com aumento de 53% para 77% em um período de 18 meses.
A elevação hormonal esteve diretamente correlacionada à redução de peso corporal, apontando que o tratamento com esses medicamentos pode ir além do controle glicêmico e do emagrecimento. A testosterona é essencial para a saúde masculina, influenciando desde a função sexual até a composição corporal, disposição e qualidade de vida.
Os resultados, que ganharam destaque em veículos como ScienceDaily, Reuters e New York Post, ampliam a visão sobre o papel dos agonistas de GLP‑1 na saúde metabólica e hormonal de homens com obesidade e diabetes tipo 2.
A descoberta pode representar um novo horizonte terapêutico para o tratamento de hipogonadismo funcional, condição caracterizada por baixos níveis de testosterona em decorrência da obesidade, sem necessariamente envolver alterações primárias nos testículos ou na hipófise.
O estudo reforça a importância de abordagens integradas, que tratem o excesso de peso como uma condição multifatorial, com impacto em diversos sistemas do organismo, inclusive no eixo hormonal.
Com acompanhamento médico e o uso correto dessas medicações, homens com obesidade podem não apenas controlar o peso e os níveis de glicose, mas também recuperar o equilíbrio hormonal e melhorar significativamente a qualidade de vida.
Fonte: ScienceDaily+9Reuters+9New York Post+9.
Instituto Lucas Sotana
Endereço: Avenida Moema, 300 – 6° andar – Conj. 67 – Moema – São Paulo
Para mais informações, clique aqui.
Sobre o Dr. Lucas Sotana
Dr. Lucas Sotana é um médico qualificado em emagrecimento saudável, envelhecimento com qualidade de vida, hipertrofia e cuidados durante a menopausa. Formado pela PUC-PR, com 33 anos, com CIMES – Certificação Internacional em Medicina Esportiva e Saúde, pós-graduado em Nutrologia na Einstein, ele oferece um atendimento humanizado e de excelência, focado no bem-estar físico e mental de seus pacientes. Sempre em busca de atualização profissional, participa de congressos e cursos especializados, trazendo o que há de mais moderno em tratamentos. Além do atendimento clínico, Dr. Lucas compartilha seus conhecimentos através de orientações sobre temas relevantes da saúde, com o objetivo de promover uma vida mais saudável e equilibrada.