A combinação entre tirzepatida, um dos medicamentos mais promissores no tratamento da obesidade e a terapia hormonal (TH) tem mostrado resultados ainda mais expressivos para mulheres na pós-menopausa que buscam emagrecimento saudável e sustentável.
Um estudo recente, divulgado em fontes como ScienceDaily, PMC e News-Medical, acompanhou 120 mulheres pós-menopausa durante um protocolo de tratamento e revelou que aquelas que utilizaram tirzepatida em associação com a terapia hormonal tiveram uma perda média de 17% do peso corporal, em comparação com 14% no grupo que utilizou apenas a tirzepatida, sem a reposição hormonal.
O dado mais impressionante, porém, foi o percentual de mulheres que alcançaram redução de 20% ou mais do peso: 45% no grupo com hormonioterapia, contra apenas 18% no grupo controle.
A explicação está no papel do estrogênio no metabolismo feminino. Após a menopausa, a queda hormonal pode favorecer o acúmulo de gordura, a resistência à insulina e a redução da taxa metabólica basal. Ao restabelecer parte desse equilíbrio por meio da reposição hormonal personalizada, o corpo responde melhor aos estímulos de medicamentos como a tirzepatida, além de apresentar melhor controle glicêmico, disposição e preservação da massa magra.
Os resultados reforçam a importância de olhar para o emagrecimento na menopausa de forma individualizada e multifatorial, considerando o papel dos hormônios, da alimentação, da atividade física e, quando necessário, do uso de medicamentos modernos.
Para mulheres na pós-menopausa, a integração entre endocrinologia, ginecologia e nutrologia pode representar a chave para emagrecer com mais saúde, eficiência e qualidade de vida.
Fonte: PMC+15ScienceDaily+15News-Medical+15
Instituto Lucas Sotana
Endereço: Avenida Moema, 300 – 6° andar – Conj. 67 – Moema – São Paulo
Para mais informações, clique aqui.
Sobre o Dr. Lucas Sotana
Dr. Lucas Sotana é um médico qualificado em emagrecimento saudável, envelhecimento com qualidade de vida, hipertrofia e cuidados durante a menopausa. Formado pela PUC-PR, com 33 anos, com CIMES – Certificação Internacional em Medicina Esportiva e Saúde, pós-graduado em Nutrologia na Einstein, ele oferece um atendimento humanizado e de excelência, focado no bem-estar físico e mental de seus pacientes. Sempre em busca de atualização profissional, participa de congressos e cursos especializados, trazendo o que há de mais moderno em tratamentos. Além do atendimento clínico, Dr. Lucas compartilha seus conhecimentos através de orientações sobre temas relevantes da saúde, com o objetivo de promover uma vida mais saudável e equilibrada.