Tirzepatida aliada à terapia hormonal acelera emagrecimento na pós-menopausa

A combinação entre tirzepatida, um dos medicamentos mais promissores no tratamento da obesidade e a terapia hormonal (TH) tem mostrado resultados ainda mais expressivos para mulheres na pós-menopausa que buscam emagrecimento saudável e sustentável.

Um estudo recente, divulgado em fontes como ScienceDaily, PMC e News-Medical, acompanhou 120 mulheres pós-menopausa durante um protocolo de tratamento e revelou que aquelas que utilizaram tirzepatida em associação com a terapia hormonal tiveram uma perda média de 17% do peso corporal, em comparação com 14% no grupo que utilizou apenas a tirzepatida, sem a reposição hormonal.

O dado mais impressionante, porém, foi o percentual de mulheres que alcançaram redução de 20% ou mais do peso: 45% no grupo com hormonioterapia, contra apenas 18% no grupo controle.

A explicação está no papel do estrogênio no metabolismo feminino. Após a menopausa, a queda hormonal pode favorecer o acúmulo de gordura, a resistência à insulina e a redução da taxa metabólica basal. Ao restabelecer parte desse equilíbrio por meio da reposição hormonal personalizada, o corpo responde melhor aos estímulos de medicamentos como a tirzepatida, além de apresentar melhor controle glicêmico, disposição e preservação da massa magra.

Os resultados reforçam a importância de olhar para o emagrecimento na menopausa de forma individualizada e multifatorial, considerando o papel dos hormônios, da alimentação, da atividade física e, quando necessário, do uso de medicamentos modernos.

Para mulheres na pós-menopausa, a integração entre endocrinologia, ginecologia e nutrologia pode representar a chave para emagrecer com mais saúde, eficiência e qualidade de vida.

Fonte: PMC+15ScienceDaily+15News-Medical+15

Instituto Lucas Sotana

Endereço: Avenida Moema, 300 – 6° andar – Conj. 67 – Moema – São Paulo

Para mais informações, clique aqui.

Sobre o Dr. Lucas Sotana

Dr. Lucas Sotana é um médico qualificado em emagrecimento saudável, envelhecimento com qualidade de vida, hipertrofia e cuidados durante a menopausa. Formado pela PUC-PR, com 33 anos, com CIMES – Certificação Internacional em Medicina Esportiva e Saúde, pós-graduado em Nutrologia na  Einstein, ele oferece um atendimento humanizado e de excelência, focado no bem-estar físico e mental de seus pacientes. Sempre em busca de atualização profissional, participa de congressos e cursos especializados, trazendo o que há de mais moderno em tratamentos. Além do atendimento clínico, Dr. Lucas compartilha seus conhecimentos através de orientações sobre temas relevantes da saúde, com o objetivo de promover uma vida mais saudável e equilibrada.

Sobre o Dr. Lucas Sotana

Dr. Lucas Sotana é um médico qualificado em emagrecimento saudável, envelhecimento com qualidade de vida, hipertrofia e cuidados durante a menopausa. Formado pela PUC-PR, com 33 anos, ele oferece um atendimento humanizado e de excelência, focado no bem-estar físico e mental de seus pacientes.

Sempre em busca de atualização profissional, participa de congressos e cursos especializados, trazendo o que há de mais moderno em tratamentos. Além do atendimento clínico, Dr. Lucas compartilha seus conhecimentos através de orientações sobre temas relevantes da saúde, com o objetivo de promover uma vida mais saudável e equilibrada.

4.9

Mais de 54 avaliações positivas

Últimas postagens

Tirzepatida aliada à terapia hormonal acelera emagrecimento na pós-menopausa

Tirzepatida aliada à terapia hormonal acelera emagrecimento na pós-menopausa

Estudo revela que a combinação entre o medicamento e a hormonioterapia potencializa a perda de peso em mulheres após a menopausa

08/18/2025
Probióticos especiais mostram potencial para melhorar desempenho e recuperação em atletas

Probióticos especiais mostram potencial para melhorar desempenho e recuperação em atletas

Nova revisão científica aponta que cepas específicas podem favorecer resistência, saúde intestinal e tempo de recuperação no esporte

08/11/2025
Medicamentos para obesidade mostram efeito positivo na testosterona de homens com sobrepeso

Medicamentos para obesidade mostram efeito positivo na testosterona de homens com sobrepeso

Estudo revela que agonistas de GLP-1, como semaglutida e tirzepatida, elevaram significativamente os níveis de testosterona em pacientes obesos ao longo de 18 meses

08/04/2025

Agende sua consulta

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato rapidamente para confirmar o melhor horário para você.

Venha nos fazer uma visita

Nosso espaço está preparado para te oferecer a melhor experiência em cuidados com a saúde e bem-estar. Localizado em uma região de fácil acesso, aqui você encontrará um espaço pensado para transformar sua jornada rumo à sua melhor versão.