A combinação entre terapia estrogênica e exercícios resistidos gera resultados superiores ao treino isolado na manutenção da massa magra

A perda de massa muscular é uma das grandes preocupações para mulheres que entram na menopausa. Com a queda dos níveis hormonais, especialmente do estrogênio, o corpo passa por alterações que favorecem o acúmulo de gordura e a redução da força muscular. No entanto, novas evidências apontam um caminho mais eficaz para reverter esse cenário: a combinação entre reposição hormonal com estrogênio e treino de resistência.
Ensaios clínicos randomizados, divulgados por fontes como ScienceDaily, Wikipedia e Frontiers in Physiology, mostram que mulheres pós-menopausa que realizaram terapia estrogênica associada ao treino de força apresentaram um aumento mais significativo na massa muscular do que aquelas que apenas praticaram os exercícios, sem a reposição.
O estrogênio desempenha um papel importante na manutenção da massa magra, na regeneração muscular e na sensibilidade à insulina. Com sua queda, o organismo tende a perder essa eficiência, tornando mais difícil o processo de ganho de força e definição muscular, mesmo com treinos regulares.
A combinação com exercícios de resistência como musculação, pilates com carga ou treinos funcionais, estimulam o crescimento muscular, melhora o metabolismo e contribui para a saúde óssea, outro ponto crítico após a menopausa.
Os estudos reforçam que, sob orientação médica, a reposição hormonal personalizada pode ser uma ferramenta segura e eficaz não apenas para aliviar os sintomas da menopausa, como ondas de calor e irritabilidade, mas também para potencializar os efeitos do exercício físico, melhorar a composição corporal e prevenir a sarcopenia (perda de massa muscular relacionada à idade).
Com orientação profissional e uma abordagem integrada, que inclui atividade física, reposição hormonal e alimentação equilibrada, é possível transformar a menopausa em um novo capítulo de força, bem-estar e qualidade de vida.
Fonte: Wikipedia+6Frontiers+6ScienceDaily+6.
Instituto Lucas Sotana
Endereço: Avenida Moema, 300 – 6° andar – Conj. 67 – Moema – São Paulo
Para mais informações, clique aqui.
Sobre o Dr. Lucas Sotana
Dr. Lucas Sotana é um médico qualificado em emagrecimento saudável, envelhecimento com qualidade de vida, hipertrofia e cuidados durante a menopausa. Formado pela PUC-PR, com 33 anos, com CIMES – Certificação Internacional em Medicina Esportiva e Saúde, pós-graduado em Nutrologia na Einstein, ele oferece um atendimento humanizado e de excelência, focado no bem-estar físico e mental de seus pacientes. Sempre em busca de atualização profissional, participa de congressos e cursos especializados, trazendo o que há de mais moderno em tratamentos. Além do atendimento clínico, Dr. Lucas compartilha seus conhecimentos através de orientações sobre temas relevantes da saúde, com o objetivo de promover uma vida mais saudável e equilibrada.